Profissionais de terapia ocupacional e fisioterapia que atuam na saúde complementar estão sendo convocados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e o Sistema COFFITO/CREFITOs a responderem aos questionários que definirão os critérios de aplicação percentuais dos índices de reajustes aos prestadores de serviço, nos casos de contrato sem previsão de reajuste anual. O preenchimento do formulário poderá ser feito até o dia 08 de março de 2017.
Um dos questionários é destinado aos profissionais (consultório), já o outro é destinado aos Serviços de Apoio, Diagnóstico e Terapia (SADT), ambos com finalidade de avaliação do Fator de Qualidade ano-base 2016.
O Fator Qualidade, que está previsto nos arts. 7º e 9º da RN nº 364, de 12/12/2014, é o elemento de cálculo aplicado ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), definido pela ANS para reajuste anual da remuneração, tendo como critério a relação entre a qualificação do prestador no cálculo do reajuste. Este fator deverá ser utilizado apenas quando o contrato preveja livre negociação entre as partes, sem um índice predefinido e não haja acordo na negociação.
Para a presidente do CREFITO 15, Dra. Eunice Sousa, é imprescindível a participação dos profissionais de terapia ocupacional e fisioterapia nesta avaliação. “Esta é uma forma de valorização da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional. Por isso é tão importante a participação dos profissionais”.
Para fazer sua contribuição, clique nos links abaixo, e tenha acesso aos questionários:
- Para profissionais (consultório): https://goo.gl/XgQbfs
- Para Serviços de Apoio, Diagnóstico e Terapia (SADT): https://goo.gl/Wpr3jW
E para ter acesso aos critérios do Fator de Qualidade 2017 – ano-base 2016 foram divulgados por meio da Nota Técnica nº 45, clique no link https://goo.gl/JPrbjk.