Com as informações atualizadas, principalmente sobre a localização geográfica dos profissionais, será possível, por exemplo, ter uma noção mais fidedigna do mercado local para as duas profissões, estabelecendo um banco de dados sobre as oportunidades de trabalho e a oferta de mão de obra.
Outro aspecto valioso do pré-cadastramento é a educação continuada, pois a partir dela será possível saber quantos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais possuem alguma especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado.
De posse dessas informações, o Sistema COFFITO/CREFITOs consegue se articular junto a organismos que desenvolvem programas de saúde coletiva, tentando fortalecer e ampliar a participação dos profissionais nesses ramos de atuação.
Além disso, também é possível pleitear por novos concursos públicos para o preenchimento de vagas em órgãos onde se faz necessária a presença de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, com base nas políticas públicas estabelecidas.
Portanto, para que o Sistema COFFITO/CREFITOs possa avançar na implementação de melhorias, é fundamental a participação de todos no preenchimento deste pré-cadastramento, que consiste na primeira fase do Recadastramento Nacional.
Vale destacar que, conforme o Código de Ética, o fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional devem manter seus dados cadastrais atualizados e são obrigados a atender às convocações do CREFITO e do COFFITO. Por isso, a participação é obrigatória.
O formulário online estará disponível até o dia 30 de junho no link http://www.coffito.gov.br
Para que novas conquistas sejam alcançadas, o seu engajamento é essencial!