O Ministério da Educação (MEC) lançou na última quarta-feira (01/07) um Protocolo de Biossegurança para retorno das aulas presenciais em universidades e institutos federais de todo o país. O documento contém diretrizes de distanciamento social em ambientes acadêmicos, além de outras medidas que devem ser tomadas a fim de conter a transmissão do novo coronavírus (COVID-19) entre estudantes, docentes e funcionários.
O escalonamento de equipes, o uso obrigatório de máscaras, a desinfecção constante dos ambientes com álcool em gel, o trabalho remoto para funcionários do grupo de risco, a aferição de temperatura daqueles que ingressam em prédios e salas e o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas são algumas das orientações descritas no protocolo.
“O desafio é o retorno às aulas e o ministério defende esse retorno. Os institutos e as universidades vão ter que conciliar ensino presencial e à distância”, disse o secretário executivo do MEC, Antônio Paulo Vogel.
Porém, ainda não há uma data definida para esse retorno presencial. De acordo com Vogel, essa decisão será de estados e municípios, de acordo com o mapa de risco epidemiológico de cada região. “Cada rede de ensino definirá suas datas, não tem como o Ministério da Educação definir uma data de retorno”, ressaltou o secretário executivo.
Para acessar o conteúdo do protocolo, basta clicar aqui.
Fonte: Agência Brasil