Neste mês de Abril, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 15ª Região (CREFITO 15) destaca mais uma especialidade da Fisioterapia: a Aquática. Também conhecida como Hidroterapia, ela é um recurso que utiliza exercícios terapêuticos e métodos específicos em piscina aquecida para tratar diversos tipos de patologias nas áreas da ortopedia, reumatologia, oncologia, neurologia, cardiorrespiratória, desportiva, geriatria e pediatria. O tratamento é individualizado e tem o objetivo de prevenir doenças, promover e manter a saúde, curar, tratar e reabilitar as alterações funcionais.
A Dra. Samira Tatiyama Miyamoto, que é fisioterapeuta com especialização em Reumatologia, mestre em Reabilitação pela Universidade Federal de São Paulo, e doutora em Ciências da Saúde aplicadas à Reumatologia pela Universidade Federal de São Paulo com período sanduíche na Newcastle University, explica como funciona a Hidroterapia.
“Devido às propriedades físicas da água, há menor sobrecarga sobre as articulações e também pode ser mais fácil andar e realizar os movimentos. No entanto, dependendo do equipamento utilizado e da técnica empregada, é possível fortalecer os músculos, melhorar o equilíbrio, a coordenação, o condicionamento cardiorrespiratório e até a postura. Além disso, dependendo da temperatura da água e da profundidade da piscina pode haver redução da dor e do edema (inchaço)”, disse Dra. Samira, que atualmente é professora de Fisioterapia Aquática na UFES.
As indicações mais comuns para um tratamento hidroterápico são para os pacientes que apresentam os seguintes sinais e sintomas:
- Elevado nível de dor;
- Edema de extremidades;
- Alterações da marcha
- Diminuição da mobilidade;
- Fraqueza muscular
- Baixa resistência muscular;
- Impossibilidade de sobrecarga nos membros inferiores;
- Resistência cardiovascular e respiratória diminuída;
- Diminuição da flexibilidade;
- Disfunções posturais;
- Habilidades diminuídas;
- Interação social do paciente.
A Fisioterapia Aquática é considerada uma Especialidade Profissional pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) e pode ser encontrado em clínicas de fisioterapia e centros de reabilitação.